Sábado, 8 de Novembro de 2008

Aprender sonetos (2008)

                          I

 

Se escrever tu não te permites

De que podes tu então escrever?

Tudo deves deixar acontecer

Ao escrever não cries limites

 

Não sou a pessoa mais indicada

Para aconselhar sobre poesia

Minha consciência não consentiria

E essa seria uma ideia errada

 

Só posso dar força para ti

Escreve tudo o que sentes

Não te acanhes ou preocupes

 

Aprende-se com erros, eu aprendi

Agarra-te com unhas e dentes

Se correr mal não te desculpes

 

                            II

 

A página eu visualizo

Deixo a escrita fluir

Alguma coisa há-de surgir

Só assim eu me realizo

 

É mau ter pouca inspiração

Temos que escrever muito mais

Há versos maus, outros bestiais

Só é preciso alguma dedicação

 

Não se deve desanimar

Logo nas primeiras rimas

Tudo tem o seu preço

 

Há muito para porfiar

Combater algumas cismas

E ganhar mais apreço

 

                       III

 

Ainda não domino esta arte

Dos sonetos saber fazer

Mas estou disposto a aprender

Há um processo, faz parte

 

Ainda me custa metrizar

As palavras vão aparecer

Mas continuo a escrever

As melhorias vão chegar

 

Com esforço, algum suor

Com dedicação, sem excesso

Muito amor e carinho

 

Tento fazer o melhor

Só assim há progresso

Este é o bom caminho

 

Este soneto em três partes surgiu enquanto respondia a um comentário de velucia a quem o dedico.

 

sinto-me: inspirado
publicado por manu às 09:49
link do post | comentar | favorito
8 comentários:
De luabranca81 a 8 de Novembro de 2008 às 19:48
Para quem diz que não sabe...
Aí estão 3 sonetos.
Com o tempo tendem a sair mais facilmente.
De manu a 8 de Novembro de 2008 às 20:06
Olá Catarina! Os versos sempre me saíram com espontaneidade mas transformá-los em sonetos é complicado, isto se levarmos em conta que um bom soneto é aquele que respeita a métrica e isso ainda é para mim algo difícil Obrigado pela tua visita. Vou agora passar pelo teu "cantinho" e ver o que fizeste hoje. Até já! Abraço.
De luabranca81 a 10 de Novembro de 2008 às 19:32
Às vezes não saem espontaneamente mas poesia é posia não interessa a forma.
O importante da poesia é ser espontanea e não forçada.
Cada poeta tem o seu estilo e escreve como gosta e no conteudo é que está o interesse.
Beijos.
De manu a 10 de Novembro de 2008 às 20:10
Concordo com o que dizes, na medida em que é meu hábito escrever em vários estilos e formas. Não tenho um padrão de escrita, escrevo e pronto. Mas, pelo que tenho lido a nível de sonetos, sou obrigado a dizer que se juntarmos a criatividade com a qualidade estilística o produto final fica melhor. Isso só se consegue com anos de prática e eu vou praticando. Há-de chegar um dia em que escreva um soneto desse género com a mesma espontaneidade que escrevo os outros. Beijo
De Velucia a 9 de Novembro de 2008 às 04:23
Olá Manulo

Muito obrigada pela dedicatória!

Um dia eu aprendo a escrever.
Desculpe sem querer, apaguei todos os comentários antes de publicar.
Isso é para você ver que até em internet ainda estou aprendendo.

Um abraço.
De manu a 9 de Novembro de 2008 às 09:22
Olá Vera! Só com muito treino uma pessoa chega perto da perfeição (que não existe). Eu vou continuar a praticar e a aprender pela vida fora, você devia fazer o mesmo. Quanto a não saber escrever, você se inferioriza a si própria com esse comentário, claro que você sabe escrever, volte atrás no tempo e veja os seus textos, se fosse verdade o que diz, nunca os teria escrito. Eu lhe digo, você sabe escrever sim, só está numa fase de menor inspiração. Força e ânimo para você voltar a escrever é o que lhe mando. Um abraço.
De Velucia a 9 de Novembro de 2008 às 15:25
Oi Manulo

Isto é bem verdade!

Estou sem menor inspiração!
Havia uma pessoa que inspirava-me muito, mas resolveu desaparecer.

Um grande abraço
De manu a 9 de Novembro de 2008 às 16:10
Olá Vera! Estava a ler um pouco do novo livro do Paulo Coelho e li algo que se adapta na perfeição ao que lhe disse no outro comentário. "O talento é um dom universal. Mas é necessário muita coragem para fazer uso do mesmo; não tenha medo de ser a melhor" - in - O vencedor está só - Paulo Coelho Essas palavras eu as transmito para você, e acrescento, o mundo não espera que você seja a melhor, desiluda-o. Um abraço de coragem.

p.s. por morrer uma andorinha não acaba a primaVERA

Comentar post

.mais sobre mim

.Outubro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Licença poética - convite

. Vida (inédito)

. Incansável

. Parei o tempo

. Ad aeternum

. Convite a todos os que qu...

. Diz-me (2010)

. És aquela que mais amo - ...

. 2 ANOS

. Sê apenas criança (2010)

.arquivos

. Outubro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

.pesquisar

 

.links

.mais comentados

38 comentários
36 comentários
32 comentários
28 comentários
24 comentários
22 comentários
22 comentários
21 comentários
blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub