Terça-feira, 10 de Fevereiro de 2009

Soldados da paz (2009)

Homens e mulheres de extrema coragem

colocam amiúde a vida em risco por nós

heróis silenciosos, não se lhes ouve a voz

são tábua de salvação, não são miragem

 

combatem os ferozes e cruéis elementos

fazem-no de peito aberto, puro altruísmo

lutam pela esperança contra o fatalismo

soldados antídoto para os padecimentos

 

são tratados quase como deuses, religião

amados e odiados consoante o momento

as suas vidas são reduzidas ao compêndio

 

somente nos lembramos deles na aflição

mas não lhes ouvimos queixa ou lamento

seja nas cheias, derrocadas ou incêndio

 

Dedico a todos os bombeiros deste país pelos esforços que fazem com os parcos recursos que têm ao dispor. Obrigado pela vossa coragem.

Para quem não sabe, um destes heróis é o meu amigo da blogosfera almariano. Para ti meu amigo vai um abraço forte pelo serviço público que prestas à sociedade, bem hajas.

 

 

publicado por manu às 19:55
link do post | comentar | favorito
21 comentários:
De Alexandrino Sousa a 10 de Fevereiro de 2009 às 21:43

Amigo Emanuel,

Bonito este seu gesto para com os Bombeiros. Também eu os admiro, e também eu já os chamei na aflição.

Grande abraço
Alex
De manu a 12 de Fevereiro de 2009 às 17:56
Amigo Alex!

É um conforto saber que existem
estes soldados de protecção
sabemos que eles nunca desistem
e acorrem a qualquer aflição

Peço desculpa pela demora da resposta mas desde que publiquei este post que fiquei sem net. Acho que agora tudo vai regressar à normalidade. Abraço.
De almariano a 10 de Fevereiro de 2009 às 21:51
Agradeço desde já esta linda poesia,
não é sempre que somos recordados,
acredita que seja de noite ou de dia,
aparecemos sempre que formos solicitados,
quando todos os outros fugirem para trás,
nós aparecemos para avançar para a frente,
e acredita que qualquer soldado da paz,
perante tais palavras não fica indiferente...

Um grande abraço, Álvaro Mariano
De manu a 12 de Fevereiro de 2009 às 18:04
Amigo Álvaro!

Aqui eu é que tenho de agradecer
pela vossa coragem e disponibilidade
o vosso altruísmo não posso esquecer
recebe este tributo como solidariedade

Nunca é demais dizer obrigado pelo vosso contributo ao nosso bem estar. Abraço forte.
De Breizh da Viken a 10 de Fevereiro de 2009 às 23:57
Ora aqui está um excelente poema
pela sua grandiosidade
pela profissão aqui honrada!

viva os bombeiros... um bem haja...não percam esse amor pelo próximo


bj
emanuel

breizh
De manu a 12 de Fevereiro de 2009 às 18:17
Olá Breizh!

Há questões que me são vedadas
não consigo entrar no teu espaço
chegam a ser muito complicadas
estas ânsias, estes embaraços

Desde dia seis que não consigo visitar-te e para agravar a situação estive quase 48 horas sem acesso à net. Assim que despachar a correspondência vou tentar de novo entrar no teu cantinho.Beijos
De Maria João Brito de Sousa a 11 de Fevereiro de 2009 às 14:19
Parabéns por este poema aos Soldados da Paz, Manu.
Um abralço grande.
De manu a 12 de Fevereiro de 2009 às 18:24
Olá poetisa!

Volta e meia é bom fazer tributos
a quem merece ser reconhecido
são importantes estes contributos
aos bombeiros estou agradecido

O meu acesso à net voltou a estar vedado. Estive quase 48 horas sem navegar. Só voltei a conseguir entrar depois de fazer um restauro do sistema. Isto já está a ficar muito rotineiro mas é sempre de ficar com os nervos em franja. Abraço.
De Maria João Brito de Sousa a 12 de Fevereiro de 2009 às 20:18
Pois, Manu. Eu penso que os bombeiros são mesmo merecedores de homenagem. Quato ao restauro do sistema... eu também fiz, quando estava no "velhinho".
Mas é terrível, é! Também já me aconteceu e fiquei uns 5 dias sem net. O pior foi que fiquei mesmo a "funcionar " mal, nessa altura. Depois só fazia disparates.
Abraço.
De manu a 12 de Fevereiro de 2009 às 20:44
Eu vou tentando a calma manter
mas nem sempre isso é possível
é rotineiro o que está a acontecer
tratando-se de algo imprevisível

Abraço.
De Maria João Brito de Sousa a 12 de Fevereiro de 2009 às 22:04
Não me parece muito normal, Manu. Os serviços deveriam funcionar de forma menos imprevisivel. Mas enfim... cá continuamos.
Abraço. :)
De manu a 13 de Fevereiro de 2009 às 01:20
Apesar de tudo o que conta é a poesia
nada me deixa mais feliz do que escrever
pôr em verso todas as palavras é alegria
não há sistema que me retire este prazer

Abraço
De Maria João Brito de Sousa a 13 de Fevereiro de 2009 às 11:27
Eu acabo de ter outro "chilique", Manu. Ainda não resolvi aquele problema da conta de 172,00€ e já me apareceu outra de 118,00€.! Isto é insuportável! Eu recebo um pré-aviso de ter chegado aos 90% do plafond e, a partir daí, tenho cuidado, mas disseram-me na TMN que o aviso (que chega sempre a dia 13!) refere-se ao total que gastei até ao último dia de cada mês!!! O mínimo que eu posso considerar isto é uma armadilha!!!! De que me serve um aviso que, estando datado de 13, se refere ao que gastei até duas semanas antes? É mesmo enganoso!!! Estou zangada!!!
Abraço grande.
De manu a 13 de Fevereiro de 2009 às 14:42
Não sei se chegou a fazer como lhe disse mas insisto na ideia que o melhor é falar com a DECO porque não é normal que quem gaste um valor mais ou menos semelhante todos as meses passe de um momento para o outro a ter de pagar essas exorbitâncias.É evidente que a tmn não se vai dar ao trabalho de investigar o caso a fundo. Abraço.
De Maria João Brito de Sousa a 13 de Fevereiro de 2009 às 15:10
É o que vou acabar por fazer! Mas neste momento eles estão cheios de reclamações deste tipo, segundo me disseram... e eu tenho muita dificuldade em e deslocar até Lisboa. Hoje tenho de ir ao Banco Alimentar. até sso já me custa.
Abrao grande.
De manu a 13 de Fevereiro de 2009 às 17:53
Veja lá se arranja ma boleiazita. Tenho pena não ter carro, se o tivesse era eu que a ia aí buscar. Veja lá se a coisa se prolonga no tempo e depois se complica! Abraço
De Maria João Brito de Sousa a 13 de Fevereiro de 2009 às 21:43
Pois Manu. Segundo as novas leis uma falha de dois meses num pagamento já dá para ir para contencioso...
Tenho de ver isto na 2ª sem falta.
Abraço grande.
De manu a 13 de Fevereiro de 2009 às 22:23
Aproveite o fim de semana para desfrutar um pouco mais do seu recém-nascido. Tenho de lhe comunicar que tenho recebido algum feedback pelo post relativo ao seu livro. Até já me foi perguntado, de forma privada, sobre a seriedade e métodos da editora. Não querendo entrar em campos que só a si dizem respeito, se me pudesse facultar algumas informações sobre o modus operandis da AUTORES que eu possa transmitir, agradecia-lhe. Se preferir utilize o meu mail manulomelino.mail@sapo.pt. Abraço.
De Utopia das Palavras a 11 de Fevereiro de 2009 às 15:37
Anjos serão?
Almas singelas de dar
Para eles os teus versos vão
Bonita acção de homenagear!

Manu, a "vaquinha" de blog original é para ti também, faz favor de trazer para aqui!

Beijos
De rosafogo a 12 de Fevereiro de 2009 às 00:08
Só hoje descobri o seu blog, gostei muito, parabéns vou voltar sempre
De manu a 12 de Fevereiro de 2009 às 18:29
Olá Ausenda!

Quem merece deve ser louvado
a sua tarefa é digna de louvor
só deixei aqui o meu obrigado
de coração e sem favor

Estive quase 48 horas sem net e nem tive tempo de te visitar. Mal acabe de respoder aos comentários acumulados vou ao teu cantinho. Beijos

Comentar post

.mais sobre mim

.Outubro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Licença poética - convite

. Vida (inédito)

. Incansável

. Parei o tempo

. Ad aeternum

. Convite a todos os que qu...

. Diz-me (2010)

. És aquela que mais amo - ...

. 2 ANOS

. Sê apenas criança (2010)

.arquivos

. Outubro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

.pesquisar

 

.links

.mais comentados

38 comentários
36 comentários
32 comentários
28 comentários
24 comentários
22 comentários
22 comentários
21 comentários
blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub